quarta-feira, 16 de março de 2022

GUN (PC)(2005) - Análise

~Taynori Hunter~

Capa oficial

GUN é um jogo de tiro em terceira pessoa de ação e aventura mundo aberto com temática de Velho-Oeste, produzido pela Neversoft e publicado pela Activision em 2005 para PC, Playstation 2, Xbox, GameCube e Xbox 360. Em 2006, uma versão para PSP foi lançada com o nome GUN: Showdown, contendo missões secundárias extras e multiplayer online e offline com bots, exclusividade dessa versão. A versão que estarei analisando é a versão de PC.



— Gráficos: GUN é um jogo que possui gráficos razoáveis. Sendo um jogo feito pensado na sétima geração de consoles que acabou tendo diversos portes para consoles da geração anterior, GUN possui bons efeitos de iluminação, partículas, sombras, mas é evidente que é um jogo feito para ser uma ponte entra as gerações. Texturas que são bonitas ao longe, mas são bem borradas de perto. Nenhum suporte para resoluções Widescreen nativo, sendo necessário soluções de terceiros. Mesmo que seja um jogo de 2005, já havia jogos com melhores gráficos, físicas, modelos e opções de resolução nessa época.

Alguns dos vários cenários que você encontrará pelo mapa.

— Jogabilidade: GUN tem uma jogabilidade que não deixa a desejar. Controles fluídos, rápidos, completos e com diversas opções de combate. Pistolas, rifles, escopetas, arcos, arremessáveis e armas brancas, GUN oferece muitas formas de soluções para problemas com foras da lei. Além disso, GUN também oferece combate em cima de cavalos que podem ser montados a qualquer momento e em qualquer lugar sem qualquer penalidade. Também, um dos pontos fortes de GUN é sua exploração e missões secundarias. Conforme você cavalga pelo mapa, pedras de ouro podem ser encontrados em lugares escondidos ou não tão escondidos. Esse é um dos coletáveis que conta para 100%. Além disso, NPCs estão espalhados pelo mapa, assim como cartazes de "procurados", que lhe dão missões secundárias que servem para lhe dar dinheiro, recompensas e melhorias de status. E, falando nisso, GUN também possui status que melhoram seu personagem. Mira, controles, força das armas, vida etc. Tudo isso são influenciados conforme você completa missões e afetam diretamente a dificuldade do jogo. Obviamente, essas coisas não são necessárias para terminar o jogo, mas facilitam muito sua vida se você os fizer.

Algumas das mecânicas de combate que GUN lhe oferece.

— Estória: A Estória de GUN é puro Velho-Oeste no seu momento de ouro. Uma estória completa, séria, mas insana, possuindo diversos momentos em que você fica boquiaberto com as maluquices que acontecem, mas, ao mesmo tempo, fica imerso no quão bem escrito e carismáticos todos os personagens são. Infelizmente, a maior falha de GUN é o quão corrido sua estória é. Evitando ao máximo dar SPOILERS, darei um exemplo: certo momento do jogo, você se une com outros dois personagens. NA MESMA MISSÃO que você conhece e se une a estes personagens, eles já se revelam não serem bonzinhos e você já se força a matar eles e o chefe deles apenas duas missões depois. Isso acontece diversas vezes pelo jogo! Momentos que poderiam ser utilizados para dar mais tempo de desenvolver esses personagens são jogados no lixo para dar lugar a momentos apressados. Uma infelicidade, pois GUN tem uma estória incrível que poderia ser ainda melhor.

— Trilha Sonora:
GUN possui uma trilha sonora extremamente imersiva. Sendo, obviamente, inspirada por filmes de velho-oeste. GUN tem uma diversidade grande de músicas para diversos momentos. Enquanto você explora o mapa, musicas tranquilas tocam. Em momentos de ações, musicas intensas te deixam no clima para dar tiros em qualquer um que entrar em seu caminho. Mesmo em cutscenes, musicas mesclam muito bem os sentimentos de seu personagem e os acontecimentos. No geral, é uma trilha sonora incrível, muito bem feita e criativa.

— Fator Replay:
Jogos da NEVERSOFT nunca deixam a desejar nesse quesito. Sendo GUN um jogo relativamente curto, mas repleto de conteúdo, esse é um jogo que você pode facilmente fazer um save 100% e depois começar o jogo do zero em uma dificuldade maior apenas para fazer tudo de novo tendo um desafio maior em mente. Infelizmente, não existem New Game+, conteúdo extra desbloqueável ou coisas do tipo, mas GUN compensa sendo um jogo muito viciante. Seja para zerar ou só para brincar nas cidades, GUN é um jogo divertido do inicio ao fim.

No geral, GUN é um jogo que é facilmente revolucionário. Um jogo de tiro mundo aberto situado no velho-oeste, coisa que não havia na época. Mesmo Red Dead Revolver, o precursor de Red Dead Redemption, não havia tais mecânicas e profundidade que GUN tem e que o próprio Red Dead Redemption cinco anos depois. Entrei nesse jogo esperando apenas um jogo simples de 2005 e ganhei um jogo rico em detalhes, com uma ótima estória e com uma jogabilidade muito a frente de seu tempo. Uma absoluta joia no mundo dos games!


Nota: 9/10
Dificuldade terminada: Normal
Terminado com 100% do jogo concluído!

Até a próxima análise!

BONUS: Fiz algumas lives não comentadas enquanto jogava. Deixarei aqui as duas gravações dessas lives, caso queiram ver do que esse jogo se trata. AVISO: São lives da metade do jogo em diante, então haverá muitos spoilers!

Parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=g7nwhV8zw2k
Parte 2 
https://www.youtube.com/watch?v=El5qGnLjgtM 


Se gostou, me ajude comprando meu livro na aba "Luz Fosca" ou doando apertando o botão "Doar" ou o botão "PIX" abaixo! Muito obrigada por ler até aqui e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário